A Cultura dos ODS e os ODS na Cultura
SOBRE O CURSO:
Aborda a promoção da cultura em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mediante a leitura crítica de documentos oficiais nacionais e internacionais, bem como de textos produzidos sobre a Agenda 2030 no Brasil e no mundo. Debate sobre como articular os ODS à implementação de políticas públicas que visam o enfrentamento das desigualdades sociais, garantia dos direitos humanos e do direito à cultura na atualidade. Promove reflexões sobre o arcabouço normativo, institucional, bem como sobre as práticas e vivências, que conectam políticas públicas de promoção da cultura à luz de metas e indicadores da Agenda 2030. Estuda o papel da promoção da cultura na reorientação do modelo de desenvolvimento presente nas políticas públicas do DF e RIDE. Problematiza a relação entre o saber popular com o saber científico na pesquisa em promoção de cultura. Analisa também experiências de implementação dos ODS pela óptica dos movimentos sociais na área de promoção da cultura.
CARGA HORÁRIA: 20 horas.
MODELO: Híbrido
Aulas presenciais (Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul)
– 14/03 – 9:30h às 12:30h
– 27/04/22 – 9:30h às 12:30h (encerramento)
Aulas síncronas* (através da ferramenta Zoom):
– 23/03 – 19h às 21h
– 13/04 – 19h às 21h
Aulas assíncronas** (Plataforma EaD)
– 16/03 a 27/04/22 – Horário livre
*Atividade síncrona é um adjetivo que se aplica a algo que acontece simultaneamente, é a modalidade onde o facilitador transmitirá ao vivo sua aula através da plataforma Zoom.
** Atividade assíncrona é o conteúdo disponibilizado dentro da plataforma, onde o facilitador disponibilizará o material (tarefas, questionários, textos, vídeos, links, etc) referente ao seu tema.
—
Especialista
Thiago Gehre Galvão
Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. PhD em Relações Internacionais na UnB (2011). Assessor da Presidência da República (2012-2015). Professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (2015). Como professor e pesquisador trabalha com Relações Internacionais do Brasil, História das Relações Internacionais, Política Externa, População e Desenvolvimento Global, Educação Global, Criativo. Atualmente está pesquisando sobre BRICS, Politica Visual Global, Interseccionalidades e os ODS.