Mentoria para Projetos com foco no Retorno Sociocultural e Sustentabilidade
SOBRE A MENTORIA:
Serão desenvolvidas atividades voltadas à temática de retorno sociocultural, trabalhando elementos da realidade concreta dos projetos e do território ao qual está inserido para identificar possibilidades e formas práticas de promover retorno cultural à sociedade. Serão apontadas reflexões a respeito da visão de cultura como meio para o desenvolvimento da sociedade, reconhecendo a importância da cultura na construção de identidades, promoção da cidadania e compreensão da transversalidade do tema nas ações e políticas públicas.
No tópico de sustentabilidade, serão tratadas possibilidades de agregar aos resultados elementos que reflitam o compromisso com uma agenda de desenvolvimento sustentável, tendo base a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS).
Outro tópico relevante diz respeito às questões bioéticas relacionadas ao exercício da cultura e dos seus limites éticos e morais. Alguns tópicos que poderão ser abordados são: arte e mercado, profissionalismo e amadorismo, usos de novas tecnologias, promoção de novas formas de colaboração sem a perda da liberdade e responsabilidade criativa, entre outros temas.
A metodologia será de entrevista dialogada utilizando técnicas de problematização e reflexão. A cada encontro, de acordo com o seu tema, serão entregues aos mentorados perguntas, que deverão ser trabalhadas/investigadas/discutidas. No encontro seguinte, na primeira parte, será apresentado o conceito do tema e na sequência serão compartilhadas descobertas e experiências. Ao final será feito um fechamento, com as conclusões e proposições a serem consideradas nos projetos e os aprendizados sobre o tema, correlacionando a teoria com a prática.
PROJETOS:
Pré-requisitos da seleção:
- Terão prioridade os projetos inéditos;
- Terão prioridade os projetos desenvolvidos em uma das regiões administrativas, exceto (Plano Piloto, Lago Sul e Lago Norte).
Deverá preencher a ficha de incrição, e através dela deverá encaminhar uma sinopse do Projeto (1 lauda) e um vídeo de até 3 minutos falando sobre a ideia do Projeto.
Vagas: 12 projetos
- 2 vagas para projetos destinados a pessoas com deficiência;
- 2 vagas para projetos que tratem da causa de gênero;
- 8 vagas gerais.
CARGA HORÁRIA: 4 horas de mentoria por projeto.
MODELO: Híbrido
Atendimento presencial com no máximo 2 representantes por projeto. (CLSW Qd. 103 – Bloco A – Loja 37 – Ed. Rhodes Center II – Sudoeste – Brasília/DF)
Inscrição até o dia 09/05.
Agendamento a partir de 25/04/22.
—
Especialista
Jannayna Sales
Administradora (CRA/DF 022101/2009), Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão Administrativa em Organizações Públicas (UDF), em Gestão do Trabalho em Saúde (UFRN) atualmente curso Gestão Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Apoio organizações da sociedade civil no desenvolvimento de projetos sociais e culturais voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Ceilândia, orientando o processo de formulação execução e prestação de contas junto ao Poder Público. Atuei ainda como Educadora Popular formando multiplicadores para o exercício do Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde em projeto financiado pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e atualmente sou colaboradora da FIOTEC/FIOCRUZ no Ministério da Saúde onde desenvolvo trabalhos técnicos de apoio ao fortalecimento da Gestão de Processo e Projetos.