Planejamento para projetos e produtos culturais
SOBRE O CURSO:
De um modo geral, e independente do ramo profissional, um projeto tem como objetivo transformar ideias e aspirações em ações concretas que possam aproveitar oportunidades, solucionar problemas, atender a necessidades ou satisfazer desejos. E para isso, deve apresentar um conjunto de atividades programadas a serem realizadas em um determinado período de tempo, com objetivos específicos, estratégias consistentes e indicadores coerentes para avaliar os resultados alcançados.
No segmento cultural não é diferente! Cultura também é negócio, e por isso é importante que você conheça as principais etapas e ferramentas para planejar o seu projeto ou produto cultural.
Neste curso, a gestora cultural Carol Peres, compartilho técnicas, processos e ferramentas de apoio para planejamento de ações culturais, que vão te ajudar a escrever o seu projeto, de forma mais facilitada, organizada e completa. Aborda também conceitos de ideação, análise de cenário e métricas de mensuração de resultados.
CARGA HORÁRIA: 20 horas.
MODELO: Híbrido
Aulas presenciais (Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul)
– 14/04/22 – 9:30h às 12:30h (aula inaugural)
– 12/05/22 – 9:30h às 12:30h (encerramento)
Aulas síncronas* (através da ferramenta Zoom):
– 26/04/22 – 19h às 21h
– 28/04/22 – 19h às 21h
– 03/05/22 – 19h às 21h
– 05/05/22 – 19h às 21h
– 10/05/22 – 19h às 21h
Aulas assíncronas** (Plataforma EaD)
– 12/04 a 12/05/22 – Horário livre
*Atividade síncrona é um adjetivo que se aplica a algo que acontece simultaneamente, é a modalidade onde o facilitador transmitirá ao vivo sua aula através da plataforma Zoom.
** Atividade assíncrona é o conteúdo disponibilizado dentro da plataforma, onde o facilitador disponibilizará o material (tarefas, questionários, textos, vídeos, links, etc) referente ao seu tema.
—
Especialista
Carol Peres
Gestora cultural, pesquisadora e jornalista. Mestra em Gestão Cultural pelo Instituto Politécnico de Leiria – ESAD.CR – Portugal. Especialista em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico pela UnB (2019) e em Gestão Cultural pelo Senac/DF (2010). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Católica de Brasília (2005). Mais de dez anos de experiência em planejamento, elaboração e produção de projetos culturais, assessoria e consultoria no setor criativo, com destaque para as áreas de artes visuais, artes folclóricas e capacitação de agentes culturais.