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PROGRAMA TERRITÓRIO CRIATIVO VOLTA EM 2023 PARA ATENDER 5 MACROREGIÕES E SEIS CIDADES ADMINISTRATIVAS DO DF

A programação se inicia no dia 17 de março e vai até maio

Depois do sucesso da edição do projeto Território Criativo 2022, o programa retoma em 2023 e atende novas regiões e cidades do Distrito Federal. No ano passado as atividades foram muitas, com a realização de dez lives, cinco cursos, cinco oficinas, duas mentorias, seis palestras, vinte e quatro consultorias e oito meetings, atendendo cerca de 700 pessoas, que trabalham ou querem trabalhar no segmento de cultura e economia criativa do Distrito Federal. Agora em 2023, o projeto retorna para atender seis cidades administrativas: São Sebastião e Varjão (16,17 e 18/3), Itapoã e Paranoá (23,24 e 25/03), Planaltina (30,31/03 e 01/04), Riacho Fundo I (13,14 e 15/04), Arniqueiras (27.28 e 29/04) e Gama (04,05 e 06/05).

Nessa nova etapa, a programação contará com as atividades da Caravana Território Criativo, que terá um mutirão CEAC – documento primordial para quem trabalha com cultura no DF-, uma palestra de empreendedorismo, uma oficina de portfólio e uma palestra de acessibilidade. Aliás, o tema acessibilidade tem papel de destaque no projeto, que além da interpretação Libras, conta com conteúdos acessíveis com leitura descritiva, legendagem e texto alternativo, garantindo assim que pessoas com deficiência possam participar ativamente e com mais autonomia das ações formativas.

As caravanas, um dos eixos de atuação do Território Criativo busca fortalecer a economia criativa e promover a itinerância nas diferentes regiões do DF- levando qualificação, atendimento e consultorias para os empreendedores criativos. “Nossa ideia é fortalecer, cada vez mais a cadeia produtiva da economia criativa do Distrito Federal e, em especial, nas Regiões Administrativas. A caravana visa qualificar os profissionais do setor com foco na formalização de empreendimentos e na geração de emprego e renda”, afirma Carol Peres, gestora de projetos da Lente Cultural, entidade responsável pela realização do Território Criativo.

O Território Criativo conta ainda com o patrocínio da Secec – Secretaria de Cultura e Economia  Criativa, que acredita muito na importância e na força do projeto para o segmento de cultura. “O Território Criativo tem como principal objetivo o fortalecimento da cadeia da economia criativa do Distrito Federal, capacitando o cidadão comum, em especial aqueles das Regiões Administrativas com menor índice de desenvolvimento humano, com foco em geração de emprego e renda”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues.

Para além da capacitação pessoal, a proposta é formar agentes multiplicadores para que, em conjunto, possam transmitir os conhecimentos adquiridos para outros agentes culturais em suas comunidades e grupos locais, fortalecendo a rede de atuação profissional do eixo econômico cultural local.  A questão da sustentabilidade também está presente na proposta do projeto que prevê levar ao agente cultural, informações e preceitos dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda proposta pela ONU até 2030 e que levam em 17 objetivos, entre eles a questão climática, educação, bem estar, saúde e erradicação da pobreza, metas de melhorias para uma sociedade inclusiva e sustentável.

Não há necessidade de inscrição prévia para participar das ações da Caravana. Os interessados devem acessar o site para ver a programação completa – wwww.territoriocriativodf.com.br .

 

HISTÓRICO

O Programa Território Criativo, instituído por meio da portaria nº 251 de 2017 consiste na atuação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF para oferecer uma agenda integrada à economia criativa do DF. Tem como objetivo fortalecer cadeias e arranjos produtivos intensivos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado da economia local. Por meio de seus eixos de ação, o programa desenvolve recursos e processos formativos voltados para criação de competências técnicas e gerenciais, o fortalecimento de arranjos produtivos e de mecanismos de apoio financeiro, a difusão de dados, informações e tecnologias, e a promoção de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento estruturado do mercado criativo local.

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